Normas Gerais - Anais NEPEFE
ANAIS DO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM FILOSOFIA E EDUCAÇÃO - NEPEFE
NORMAS PARA SUBMISSÕES DE TRABALHOS
Os trabalhos publicados nos ANAIS NEPEFE devem obrigatoriamente: vincular-se aos eixos temáticos ou grupos de trabalho dos eventos promovidos pelo núcleo, além de terem sido aprovados por pareceristas e apresentados EFETIVAMENTE no Congresso de Fenomenologia ou no Simpósio de Filosofia, Educação e Psicologia.
Os textos submetidos deverão ser referentes aos trabalhos apresentados no congresso ao qual se refere o Caderno de Textos. Os textos poderão ser escritos nas línguas portuguesa, inglesa, espanhola e francesa, desde que respeitados os padrões ortográficos vigentes para cada língua.
Ao enviar(em) o texto para publicação, o(s) autor(es) estará/estarão automaticamente abrindo mão de seus direitos autorais, cedendo os direitos de uso do texto em obra coletiva, e assumindo que o texto foi devidamente revisado
NORMAS PARA ENVIO DE TRABALHOS - COMUNICAÇÕES ORAIS
- O texto deve conter de 6 a 10 laudas, incluindo notas e Referências.
- Tamanho do papel: A4.
- Margens: superior e inferior: 25 mm; esquerda e direita: 25 mm
- Alinhamento: justificado
- Fonte: Times New Roman, tamanho 12
- Espaçamento entre linhas: 1,5
- Formato do arquivo: WORD para o e-mail do congresso (congressofenomenologia@gmail.com) – Nomear arquivo com número de inscrição no congresso e primeiro nome do autor.
- Título do trabalho: em maiúsculo, centralizado e em negrito
- Autor(es): nomes do(s) autor(es) alinhado à direita, depois de uma linha de espaço do título
- Vinculação institucional: logo abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es), alinhado à direita. Espaçamento entre linhas - simples.
- Endereço eletrônico: logo abaixo da vinculação institucional, também alinhado à direita.
- Indicar eixo temático logo abaixo do endereço eletrônico.
- Depois de uma linha de espaço, apresentar RESUMO do trabalho: com 600 caracteres (sem espaço); Fonte: Times New Roman, tamanho 12; Espaçamento entre linhas simples. Depois de uma linha de espaço do final do resumo indicar no mínimo três palavras-chaves.
- Depois de uma linha de espaço, o texto do trabalho: Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências Bibliográficas, apresentadas segundo as normas da ABNT.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
- O trabalho deverá trazer reflexões decorrentes de pesquisas concluídas ou em andamento ou ainda de experiências práticas realizadas, apresentando análises consistentes dos resultados.
- Os trabalhos que não atenderem aos critérios estabelecidos, não serão submetidos à avaliação.
- A revisão ortográfica e gramatical é de responsabilidade dos autores.
- Cada inscrito poderá enviar no máximo 2 trabalhos para publicação nos Cadernos de Textos, sendo um como autor principal e outro como co-autor.
- Cada trabalho poderá ter no máximo 2(dois) co-autores (além do autor principal).
- Exigir-se-á a presença de um dos autores do trabalho para a sua apresentação no congresso.
- Somente serão publicados nos anais os trabalhos efetivamente apresentados na comunicação oral por seus respectivos autores.
As referências devem seguir conforme as normas da ABNT agosto/2002 (NBR 6023/02) exemplificadas abaixo:
Livros: SOBRENOME, Prenome do autor. Título. edição. Local de publicação: Editora, ano.
Ex.: ECO, Humberto. Como se faz uma tese. 19. ed. São Paulo:Perspectiva,2005.
Parte de Livro (capítulo, artigo em coletânea etc.): SOBRENOME, Prenome do Autor da parte da obra. Título da parte. In: SOBRENOME, Prenome do Autor da obra. Título da obra. edição. Local de publicação: Editora, ano. páginas inicial-final da parte.
Ex.: RIBEIRO, Tânia Cristina Costa Ribeiro. Corpo, imagem, representações. In: SANTANA, Arão Paranaguá de (Coordenação).Visões da Ilha: Apontamentos sobre teatro e educação. São Luís:UFMA/SEBRAE, 2003. p 105-114.
Artigo e/ou Matéria de Revista: SOBRENOME, Prenome do Autor. Título do artigo ou matéria. Título da Revista, Local de publicação, volume e/ou ano, fascículo ou número, páginas inicial-final do artigo ou da matéria, data ou intervalo de publicação e particularidades que identificam a parte (se houver).
Ex.: CORDEIRO JUNIOR, Reginaldo de Jesus. O direito de greve. Revista
do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região. São Luís, v. 10, n. 2, p.159-165, jul./dez. 2000.
Artigo e/ou Matéria de Jornal: SOBRENOME, Prenome do Autor. Título do artigo ou matéria. Título do Jornal, Local de publicação, data de publicação.
Seção, caderno ou parte do jornal, páginas inicial-final (quando não houver seção, caderno ou parte, a paginação do artigo ou matéria precede a data).
Ex.: CORRÊA, Larissa. Adeus a Dilú Mello. O Estado do Maranhão, São Luís, 26 abr. 2000. Caderno alternativo, p. 1.
Trabalhos Acadêmicos (Monografias, Teses, Dissertações etc.):
SOBRENOME, Prenome do Autor. Título. Ano. Número total de páginas. Classificação do trabalho (Nível). Programa, Instituição, Cidade, ano.
Ex.:SILVA, Kátia Maria da. O corpo sentado: notas críticas Sobre o Corpo e o Sentar na Escola. 1994. 150p. Dissertação (Mestrado em Educação) –UNICAMP, 1994.
Trabalhos em Eventos Científicos: SOBRENOME, Prenome do Autor do Trabalho. Título do trabalho apresentado. In: NOME DO EVENTO, numeração do evento (se houver), ano e Local (Cidade) de realização do evento. SOBRENOME, Prenome do Editor ou Organizador do Documento(Função). Título do Documento... Local, ano. páginas inicial-final.
Ex.: CARVALHO, Vivian Deotti & RAY, Sonia. Aspectos Psicológicos na Preparação para a Performance Musical. In: ENCONTRO NACIONAL DECOGNIÇÃO E ARTES MUSICAIS, 1., 2006, Curitiba. DOTTORI, Maurício &ILLARI, Beatriz (Organização). Anais...Curitiba: Deartes-UFPR, 2006.
Trabalhos obtidos por meio eletrônico: SOBRENOME, Prenome do Autor. Título. Disponível em <www.nomedapágina>. Acesso em: xx/xx/xxxx.
Ex.: PROSSER, Elisabeth Seraphim. Grafite, pichação, lambe-lambe estencil: arte de rua em Curitiba. Disponível em:<www.elisabethprosser.com.br>. Acesso em: 2 de junho de 2005.
Cds: Título. Artista. Número de Registro (se houver). Gravadora. Local, data.
Ex.: Timbalada. Carlinhos Brown e Wesley Rangel. n. 518068-2 Philips /Polygram. s/l, s/d.
Parte de um Cd: Título da música. Intérprete. Compositor. Título do Cd. Número da faixa, número de registro. Editora. Gravadora. Local, data.
Ex.: Samba de Orly. Simone. Toquinho, Vinícius de Moraes, Chico Buarque.
Um Barzinho, um Violão (Ao Vivo). Faixa 1, BRMCA- 01/00568. Ed. Cara Nova. Universal Music. Rio de Janeiro, 2001.
Filmes: Título. Diretor. País de Produção. Empresa Produtora. Ano de Produção. Distribuidora. Cidade da distribuidora, ano da obtenção dos direitos pela distribuidora. (Gênero).
Ex.: A Viagem de Chihiro. Dir. Hayao Miyazaki. Japão. Studio Ghibli. 2001.Europa Filmes. Barueri-SP, 2003. (Animação).
Fonte: Nepe