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Justificativa - III Congresso Fenomenologia

 

 

A condição humana é a característica essencial da existência do homem. Para Merleau-Ponty, se filosofar é descobrir o sentido primordial do ser não se filosofa afastando-se da condição humana; é necessário, ao contrário, aprofundar-se nela. Para Hannah Arendt, a condição humana refere-se às formas de vida que o homem impõe a si mesmo. Apresenta três formas de atividades do ser humano: a do labor ( trabalho),  a do work ou fabrication (obra) e a da ação. Assim,  o Homem enquanto age deixa de ser escravo das necessidades fisiológicas, deixa para trás o labor e o trabalho para finalmente ser livre. Ao agir, o Homem desvincula-se do reino doméstico, o oikos, e entra na polis, no espaço político. A própria ação é a liberdade e, por conseqüência, só se é livre no espaço público. Para Arendt, na sociedade capitalista, o homem se volta cada vez mais para o mundo da alienação; passa a se ocupar cada vez mais daquilo que é pragmático, útil e técnico, próprio do  mundo do labor e do trabalho, e cada vez menos daquilo que é próprio do humano, da atividade do pensar, da reflexão, da criação, do exercício da atividade política. O homem é ser-no-mundo-com-o-outro. Se é isso, o que é existir? Para Merleau-Ponty, “a existência é o movimento pelo qual o homem está no mundo, engaja-se”. O mundo é constituído na relação mundana da existência. Ele não é o mundo da consciência, nem o mundo dos sentidos ou o conjunto dos dados empíricos, mas os horizontes mais concretos de nossa existência; é o mundo do trabalho, do lazer, da educação, da cultura, da política, da economia; mundo humanizado. É o mundo da percepção; mundo percebido, o mundo que envolve minha existência como um todo, a existência corporal, espiritual e suas manifestações; é o mundo que constitui o solo da nossa existência Como o objeto de estudo da fenomenologia é o ser humano, pensar o humano é condição fundamental para “des-velar” as relações existentes do ser  em relação a si, aos outros e ao mundo. Esse “des-velamento” tem assumido um importante espaço a partir do referencial teórico e metodológico da fenomenologia em pesquisas dos programas de pós-graduação no Brasil, principalmente na região Centro-Oeste. Daí a importância deste congresso para que se constitua como espaço de divulgação e de debate da produção fenomenológica